Casuarina canta Cyro Monteiro na Caixa Cultural

Casuarina canta Cyro Monteiro na Caixa Cultural em Brasília

Grupo de samba carioca estreia em Brasília com o projeto especial "100 Anos de Cyro Monteiro", em homenagem a um dos maiores cantores da música popular brasileira

Depois de uma aclamada temporada em Salvador e no Rio de Janeiro, o premiado quinteto de samba Casuarina aporta em Brasília com um projeto especial: um show que homenageia o cantor Cyro Monteiro no ano de seu centenário. O grupo que coleciona além de prêmios como o da Música Brasileira, Rival Petrobras além de oito turnês internacionais, sobe ao palco da Caixa Cultural nos dias 20 e 21 de dezembro, para mostrar canções que ficaram marcadas na voz grave e potente do intérprete como "Falsa Baiana", de Geraldo Pereira, "Se Acaso Você Chegasse", de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins, "Doce de Coco" de Jacob do Bandolim, "Escurinho", de Geraldo Pereira, e "Beija-me", de Roberto Martins e Mario Rossi. O cantor Pedro Miranda é o convidado especial da noite.

O diretor musical do espetáculo, Gabriel Azevedo, que também é vocalista do Casuarina, diz que um centenário como o de Cyro Monteiro não poderia passar em branco. Para ele, Cyro está no time dos maiores cantores da música brasileira. "A responsabilidade de ganhar a vida cantando samba é muito grande, principalmente quando você conhece melhor a história dos maiores nomes da nossa música. Cyro Monteiro era um sujeito generoso e, com sua voz grave e afinada, ensinou todos nós a cantar o samba. Em sua carreira lançou muitos sucessos e ajudou a solidificar o ritmo", explica.

"Formigão", como era conhecido pelos amigos, participou ativamente da "Era do Rádio" e gravou mais de 20 discos ao longo de sua carreira. Intérprete marcante, dono de uma voz recheada de bossas, é referência importante para os cantores de samba. Não à toa Vinicius de Moraes costumava se referir a ele como "o maior cantor popular de todos os tempos".

Com três CDs de estúdio e dois CDs/DVDs ao vivo em 12 anos de carreira, o Casuarina é formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais). Cria da Lapa, a banda ganhou o mundo e já se apresentou em locais como Angola, Bélgica, Cuba, Eslovênia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal e Suécia – além de incontáveis cidades brasileiras. Pelo primeiro álbum, "Casuarina" (2005), recebeu o Prêmio Rival na categoria Melhor Grupo. Em 2010, foi eleito como o Melhor Grupo de Samba no 21º Prêmio da Música.

Serviço:

Espetáculo Casuarina canta Cyro Monteiro

Data: dias 20 e 21 de dezembro de 2013 (sexta-feira e sábado)

Horário: sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 19h

Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da CAIXA

Informações: (61) 3206-9448 / 9449

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (Meia)

Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livro ou brinquedo

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Não será permitida a entrada após o início da sessão